VOCÊ ESTÁ EM > Notícias, UTENSÍLIOSQual a taça ideal?

Qual a taça ideal?


Responsive image

Sabemos que cada tipo de vinho pede uma taça específica para a sua degustação. Muito além da aparência, a taça ideal garante que a bebida seja desfrutada em sua melhor condição. A Moment Festa explica as regras básicas da bebida, para você não errar na escolha. É claro, temos todos os tipos disponíveis para locação!

Vinho Tinto: Com aromas e sabores intensos, esse tipo de vinho exige taças de corpo largo, com espaço para que a bebida exale suas características marcantes. Existem dois modelos comuns de taça para tintos: bordeaux e borgonha (batizadas com os nomes das principais regiões vinícolas da França). As taças bordeaux são ideais para vinhos mais encorpados, como os feitos com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. Possuem corpo largo e a boca mais fechada, concentrando todos os aromas da bebida. As taças Borgonha, ideais para o tipo de vinho produzido na região de mesmo nome, têm formato “balão”, com corpo mais aberto, permitindo a liberação dos seus aromas. É ideal para vinhos feitos com a uva Pinot Noir, por exemplo.

Vinho Branco: Consumidos em temperatura mais baixa, são servidos em taças com bojo menor, inibindo a troca de temperatura com o ambiente. Seu formato permite que as notas frutadas desse tipo de vinho sejam realçadas.

Vinho Rosé: A taça ideal é menor que a de vinho branco, porém, com o bojo maior. Isso porque os vinhos rosados unem características de tintos (taninos) e também de brancos (aromas). Como são incomuns as taças de rosé no mercado, costumam ser substituídas por taças de vinho branco.

Champagne e Espumante: a famosa taça flûte é a responsável por preservar o perlage (borbulhas) tão característico dessa bebida. Seu formato longo direciona os aromas e a efervescência ao nariz e mantém o equilíbrio de sabor e acidez durante a degustação.

Vinhos Concentrados: cálices pequenos servem para concentrar o sabor marcante e aroma intenso de vinhos como o do Porto e outros licorosos. A bebida, de paladar adocicado, é consumida em pequena quantidade, geralmente servida como digestivo e acompanhada de sobremesas.

Foto 01 Foto 02

 



As mini louças já têm seu público fiel em buffet para recepções e eventos. Além de serem práticas …


Certamente você já conhece, ou ouviu falar, do Brunch, que é uma refeição combinando café-da-manhã e almoço. Geralmente …


  Para quem acha que as festas natalinas são eternamente decoradas em tons vermelho, prata ou dourado, está …


É uma delícia comemorar o domingo mais doce do Brasil… Mas, a Páscoa, além de sua importância mais …




Tel.: 11 3969.0320 | contato@momentfesta.com.br - Rua Luis Pacheco, 260 - Armênia - São Paulo/SP CEP 01107-010